Sobre o Porto Moniz
Tornou-se freguesia a 12 de março de 1574, uma das mais antigas freguesias do norte da ilha da Madeira. Aqui se realizaram exercícios militares no séc. XVII e Porto Moniz ficou popularmente conhecido por “Batalhão”. O seu nome deve-se ao seu provável fundador, Francisco Moniz, “o Velho”, um dos mais antigos povoadores da região, natural do Algarve. Por sua iniciativa, ou do seu filho, foi fundada a capela de Nossa Senhora da Conceição, em 1553, em torno da qual cresceu a povoação de Porto Moniz. Dos monumentos destaca-se o forte de São João Baptista, o fontanário de 1887, a Igreja Paroquial e o farol de comunicações construído no século XX (Farolim do Ilhéu Mole).
Até ao séc. XVIII, a região dedicou-se à criação de gado, produção cerealífera e extração de madeiras, associando-se depois o cultivo de batata e a vitivinicultura.
Aqui encontra as mais belas piscinas naturais de água salgada do mundo, sendo inclusive consideradas pelo jornal Britânico “The Guardian”, como as melhores piscinas salgadas da Europa.