Pontos de Interesse no Porto Moniz

Pontos de Interesse no Porto Moniz2017-08-13T13:39:36+00:00

Sobre o Porto Moniz

Tornou-se freguesia a 12 de março de 1574, uma das mais antigas freguesias do norte da ilha da Madeira. Aqui se realizaram exercícios militares no séc. XVII e Porto Moniz ficou popularmente conhecido por “Batalhão”. O seu nome deve-se ao seu provável fundador, Francisco Moniz, “o Velho”, um dos mais antigos povoadores da região, natural do Algarve. Por sua iniciativa, ou do seu filho, foi fundada a capela de Nossa Senhora da Conceição, em 1553, em torno da qual cresceu a povoação de Porto Moniz. Dos monumentos destaca-se o forte de São João Baptista, o fontanário de 1887, a Igreja Paroquial e o farol de comunicações construído no século XX (Farolim do Ilhéu Mole).

Até ao séc. XVIII, a região dedicou-se à criação de gado, produção cerealífera e extração de madeiras, associando-se depois o cultivo de batata e a vitivinicultura.

Aqui encontra as mais belas piscinas naturais de água salgada do mundo, sendo inclusive consideradas pelo jornal Britânico “The Guardian”, como as melhores piscinas salgadas da Europa.

Pontos de Interesse

Piscinas Naturais

As Piscinas Naturais do Porto Moniz são o grande “ex-libris” da vila do Porto Moniz. As piscinas naturais de água salgada são compostas por rochas vulcânicas onde o mar entra naturalmente. O espaço, que tem uma área de 3.800 m², dispõe também de uma piscina para crianças, parque infantil e acessos para deficientes.

Aquário da Madeira

O Aquário da Madeira, na vila do Porto Moniz, representa os vários “habitats” do mundo marinho madeirense, ao longo de 12 tanques.

Miradouro da Santa

O miradouro da Santa proporciona uma vista bonita sobre a vila do Porto Moniz, podendo observar as piscinas naturais vistas de cima, e também do Ilhéu Mole.

Precisa de Alojamento?

VER UNIDADES